Mulheres envolvidas com tecnologia


Mulheres envolvidas com tecnologia

by Katherine Johnsen, in Vida


Posted on March 07, 2023 at 10:10 AM

A indústria tecnológica tem sido tradicionalmente dominada por homens, mas nos últimos anos, temos visto cada vez mais mulheres a deixar a sua marca no mundo da tecnologia. Estas mulheres não só estão a quebrar barreiras e a desafiar estereótipos de genero, como também estão a provar que qualquer pessoa, independentemente do seu genêro, pode ter sucesso no mundo da tecnologia. Neste artigo, vamos explorar as histórias de algumas das mulheres mais bem sucedidas na tecnologia e os desafios que elas superaram para chegar onde estão hoje.

Uma das mulheres mais conhecidas na área da tecnologia é Sheryl Sandberg, a Chefe de Operações do Facebook. Sandberg foi anteriormente Vice-Presidente de Vendas e Operações Globais Online da Google, onde ajudou a construir o negócio de publicidade da empresa. Sandberg é também autora do livro mais vendido Lean In, que incentiva as mulheres a perseguirem as suas ambições e a ultrapassarem as barreiras que as impedem de o fazer.

Outra mulher proeminente em tecnologia é Susan Wojcicki, a CEO do YouTube. Wojcicki foi uma das primeiras funcionárias no Google e foi responsável pelo lançamento do Google AdSense, que se tornou um importante fluxo de receitas para a empresa. Ela também desempenhou um papel fundamental na aquisição do YouTube pela Google em 2006. Wojcicki foi reconhecida como uma das mulheres mais poderosas nos negócios pela revista Forbes.

Megan Smith é outra mulher que fez o seu nome no mundo da tecnologia. Smith foi a vice-presidente do Google X, onde supervisionou projectos como o Google Glass e o Project Loon. Foi também Directora de Tecnologia dos Estados Unidos durante a administração Obama, onde trabalhou para promover a utilização da tecnologia para resolver problemas sociais e económicos.

Reshma Saujani é a fundadora da Girls Who Code, uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo colmatar a lacuna de género na tecnologia, ensinando garotas a codificar. Saujani é também autora do livro Brave, Not Perfect, que encoraja as mulheres a abraçar a imperfeição e a assumir riscos a fim de alcançar os seus objectivos.

Jessica Alba, conhecida pela sua carreira de atriz, é também uma empresária de sucesso. É a co-fundadora de The Honest Company, que vende produtos domésticos e para bebés não tóxicos e amigos do ambiente. A The Honest Company foi avaliada em US$ 1,7 bilhão em 2015, tornando a Alba uma das mulheres mais ricas em tecnologia.

Outra mulher de sucesso na tecnologia é Padmasree Warrior, a ex-Chefe de Tecnologia da Cisco Systems. Warrior ocupou também cargos executivos na Motorola e na NIO, um fabricante chinês de veículos eléctricos. Ela foi reconhecida como uma das mulheres mais influentes na tecnologia pelas revistas Forbes e Fortune.

Todas estas mulheres enfrentaram e enfrentam desafios significativos nas suas carreiras, incluindo a discriminação de genero e a falta de diversidade na indústria tecnológica. No entanto, também têm sido capazes de aproveitar as suas capacidades e talentos para alcançar grande sucesso e inspirar outras a seguir os seus passos. Ao partilharem as suas histórias e ao defenderem uma maior diversidade na indústria da tecnologia, estão a ajudar a criar um futuro mais inclusivo e equitativo para todos.

As mulheres dão contribuições significativas para o mundo da tecnologia, desafiando estereótipos e derrubando barreiras no processo. Desde executivas a empresárias e defensoras, estas mulheres estão a inspirar outras a perseguir as suas paixões e a deixar a sua marca na indústria da tecnologia. À medida que a indústria continua a evoluir e a procura de perspectivas diversas cresce, podemos esperar ver ainda mais mulheres a deixar a sua marca no mundo da tecnologia.

Artigos que podem te interessar

Geeks nos anos 80
Geeks nos anos 80

Os anos 80 foram uma década icônica para a cultura geek. Várias...

Cult life
Cult life

A vida voltada a temas cult pode ser uma experiência enriquecedora e gratificante...

Geeks e a área de Tecnologia da Informação
Geeks e a área de Tecnologia da Informação

Geeks são pessoas com uma paixão inata pela tecnologia e um profundo...