Lista de dez filmes sobre matemática para nerds e geeks


Lista de dez filmes sobre matemática para nerds e geeks

by Ada Amorim, in Filmes


Posted on March 07, 2023 at 10:10 AM

A matemática e a lógica são dois campos de estudo que têm sido explorados de inúmeras maneiras nos filmes. Desde as complexas equações matemáticas que nos ajudam a compreender o mundo à nossa volta, até ao intrincado raciocínio lógico que usamos para resolver problemas, estes temas têm inspirado alguns filmes incríveis ao longo dos anos. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos a 10 filmes que captaram a imaginação de cromos, totós e audiências de culto em todo o mundo.

Uma Mente Brilhante (2001)

A Beautiful Mind é um filme biográfico dramático que conta a história de John Nash, um brilhante matemático que luta contra a esquizofrenia. O filme explora o trabalho pioneiro de Nash na teoria dos jogos e as suas lutas pessoais com a doença mental. O filme é um retrato pungente da intersecção entre o gênio e a doença mental e tem sido amplamente aclamado pelo seu retrato sensível da vida de Nash. John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. Ele resolve, na década de 1950, um problema relacionado à teoria dos jogos. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado pela sua doença com delírios e alucinações. A narrativa do filme, infelizmente, difere dos eventos reais da vida de Nash.

Pi (1998)

Pi é um thriller psicológico que conta a história de um matemático que se torna obcecado em encontrar padrões na bolsa de valores. O filme explora temas de obsessão e os limites da compreensão humana, e tem sido elogiado pela sua cinematografia inovadora e pontuação assombrosa.

Gênio Indomável (1997)

Good Will Hunting é um filme dramático que conta a história de um jovem gênio perturbado chamado Will Hunting, que trabalha como zelador no MIT. Ele acaba se revelando um gênio em matemática ao resolver um teorema proposto pelo professor Lambeau a seus alunos. O filme explora temas de identidade, amizade, e o poder transformador da educação, ofertada ao protagonista após se envolver em diversas encrencas. O filme foi amplamente aclamado pelas suas atuações, particularmente a de Robin Williams, que ganhou um Oscar pelo seu retrato do terapeuta de Hunting.

O Jogo da Imitação (2014)

The Imitation Game é um filme de drama biográfico que conta a história de Alan Turing, um matemático britânico que desempenhou um papel fundamental na quebra do código Enigma, usado pelos oficiais alemães para enviar mensagens aos submarinos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele não consegue se relacionar com os colegas, porém em pouco tempo está liderando a turma na construção de uma uma máquina que analise todas as variações do Enigma a tempo de os britânicos se anteciparem à guerra. O filme explora temas de sigilo, sacrifício e o poder da inteligência humana. Foi amplamente elogiado pelas suas atuações, particularmente a de Benedict Cumberbatch, que interpretou Turing.

O Homem que viu o Infinito (2015)

The Man Who Knew Infinity é um filme dramático biográfico que conta a história de Srinivasa Ramanujan, um matemático indiano que fez contribuições significativas para a teoria dos números. O filme explora temas de identidade cultural, discriminação, e a beleza da matemática. O filme foi elogiado pelas suas atuações, particularmente a de Dev Patel, que interpretou Ramanujan.

Primer (2004)

Primer é um filme de ficção científica que explora o conceito de viagem no tempo. O filme conta a história de dois engenheiros que acidentalmente descobrem uma forma de viajar através do tempo e as consequências que se lhe seguem. Eles realizam as experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade. A experiência faz com que a dupla realize uma descoberta que pode fazer com que tenha tudo o que quiser. O filme tem sido elogiado pela sua narrativa inovadora e exatidão científica.

Os Assassinatos de Oxford (2008)

O Oxford Murders é um filme de mistério que conta a história de um jovem estudante e do seu professor que se envolvem numa série de homicídios que parecem estar ligados a um padrão matemático. O filme explora temas de obsessão e o poder da lógica. O filme tem sido elogiado pelas suas atuações e pelas suas inteligentes reviravoltas no enredo.

A Teoria de Tudo (2014)

The Theory of Everything é um filme de drama biográfico que conta a história de Stephen Hawking, um físico britânico que fez contribuições inovadoras para a nossa compreensão do universo. Ele mostra como Hawking fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com  uma aluna de Cambridge e a descoberta de uma doença degenerativa - ELA -  quando tinha apenas 21 anos.O filme explora temas de amor, perseverança, e o poder da curiosidade humana. O filme foi amplamente aclamado pelas suas performances, particularmente a de Eddie Redmayne, que ganhou um prêmio da Academia pelo seu retrato de Hawking.

Amnésia (2000)

Memento é um thriller psicológico que conta a história de um homem com amnésia anterógrada que tenta resolver o assassinato da sua esposa. Após o ataque, ele passa a sofrer dessa amnésia que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. O filme explora temas de memória e percepção, e tem sido elogiado pela sua estrutura inovadora e enredo complexo.

A Origem (2010)

Inception é um filme de ficção científica que explora o conceito de manipulação de sonhos. O filme conta a história de um ladrão hábil que é contratado para realizar uma tarefa impossível: implantar uma ideia na mente de alguém através dos seus sonhos a fim de desmantelar um império capitalista. O filme explora temas de realidade e percepção, e tem sido elogiado pela sua narrativa inovadora, visuais de dominação da mente, e partitura memorável.

Filmes sobre matemática e lógica têm o poder de cativar o público com a sua exploração de ideias e temas complexos. Desde dramas biográficos a thrillers de ficção científica, estes filmes oferecem um vislumbre do mundo da matemática e da lógica, e das pessoas que dedicam as suas vidas à compreensão destes temas. Quer se seja um adepto, um nerd, ou um entusiasta de filmes cult, esse filmes são muito bem indicados e vale a pena assistir ou reassisti-los!

Artigos que podem te interessar

Matrix - O filme - Ponto de vista Geek
Matrix - O filme - Ponto de vista Geek

The Matrix é um filme de ação de ficção...

Lista de dez filmes considerados CULT
Lista de dez filmes considerados CULT

Os filmes cult são filmes que ganharam um seguimento dedicado e apaixonado ao...

Filmes e afins apreciados por nerds e geeks
Filmes e afins apreciados por nerds e geeks

A cultura nerd é um fenômeno que tem crescido cada vez mais nos...