Geeks e planos para enganar a morte


Geeks e planos para enganar a morte

by Alan Turnes, in Vida


Posted on March 17, 2023 at 02:02 PM

A medida que a tecnologia avança, também aumenta nosso desejo de vencer a morte. Para os geeks, a perspectiva de viver para sempre por meio da tecnologia é tentadora, e muitos estão explorando caminhos diferentes para alcançá-la. E as séries e filmes que eles assistem, muitos deles abordam esse tema.

Um método popular é através da criogenia, a prática de congelar o corpo após a morte na esperança de ser revivido no futuro. Os crionicistas acreditam que os avanços na tecnologia médica um dia tornarão possível reviver corpos congelados e curar quaisquer doenças que possam ter levado à morte.

Outro método é através do upload da mente, o processo de transferência da consciência de alguém para um computador. Isso permitiria que os indivíduos vivessem indefinidamente em um mundo virtual, livres das restrições dos corpos físicos.

No entanto, ambos os métodos enfrentam desafios significativos. A criogenia é cara e se baseia na suposição de que a tecnologia futura será capaz de reviver corpos congelados. O upload da mente, por outro lado, levanta questões sobre a natureza da consciência e da identidade, e se uma cópia digital de si mesmo pode realmente ser considerada "viva".

Apesar desses desafios, os geeks continuam comprometidos com a busca pela imortalidade. Alguns estão até explorando novos caminhos, como edição de genes e tratamentos antienvelhecimento, na esperança de prolongar suas vidas.

Embora a perspectiva de viver para sempre possa parecer o objetivo final, ela levanta importantes questões éticas sobre a distribuição de recursos e o significado da vida. À medida que continuamos a explorar essas tecnologias, é importante considerar não apenas sua viabilidade científica, mas também suas implicações mais amplas para a sociedade como um todo.

Os geeks, definidos como entusiastas altamente qualificados e apaixonados por tecnologia, ciência ou outros domínios, há muito se fascinam com a perspectiva de enganar a morte. Seja por meios biológicos, mecânicos ou digitais, os geeks exploraram várias abordagens para estender a expectativa de vida humana e preservar a consciência além das limitações do corpo humano. 

Outra abordagem para a "imortalidade" está na extensão da vida que refere-se à busca de melhorar a saúde e a vitalidade humana, muitas vezes por meio de intervenções como dieta, exercícios, suplementos, medicamentos e terapia genética. Enquanto alguns geeks estão otimistas sobre o potencial da extensão da vida para atrasar ou mesmo reverter o processo de envelhecimento, outros são céticos quanto à sua viabilidade ou conveniência, citando preocupações éticas, sociais e existenciais. Além disso, mesmo que a extensão da vida pudesse acrescentar algumas décadas ou mais ao tempo de vida humano, isso não resolveria o problema da morte eventual, nem abordaria as experiências subjetivas de sofrimento, perda e falta de sentido.

Embora ajam estudos sobre esses temas, eles estão longe de serem imprementados e testados se realmente funcionam.

Artigos que podem te interessar

Pessoas que conseguiram seu PHD bem jovens
Pessoas que conseguiram seu PHD bem jovens

Várias pessoas jovens conseguem seu doutorado ou PhD bem cedo.  Existem...

Mulheres envolvidas com tecnologia
Mulheres envolvidas com tecnologia

A indústria tecnológica tem sido tradicionalmente dominada por homens, mas...

Geeks nos anos 90
Geeks nos anos 90

Os anos 90 também foram uma década repleta de referências geek que...